Projeto Piloto nas Escolas – Alva e o Movimento Maker

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Sumário

O Cenário

O objetivo da criação da Protto foi o de proporcionar a qualquer pessoa a introdução ao Conceito Maker ou, como muitos chamam, de Cultura Maker ou até mesmo Movimento Maker.

A ideia inicial foi desenvolver um produto em forma de kit de aprendizado, voltado principalmente para iniciantes que poderiam ter o primeiro contato com os principais aspectos e pilares desse universo, um verdadeiro Kit Maker.

Com a chegada do COVID-19 e isolamento social adotado no Brasil, criou-se forçosamente uma grande mudança na forma de ensino e como os alunos interagem com as escolas, onde aulas que antes eram presenciais passaram a ser remotas / online. Um conceito, apesar de já conhecido há tempos, ainda pouco explorado e utilizado, principalmente em escolas de até o segundo grau.

Esta mudança, que se previa ser gradativa e levar décadas, foi obrigada a ser implantada em menos de três meses. O fato de tentar utilizar o método presencial de forma remota não se mostrou eficiente. É preciso um novo olhar em relação a esse formato a distância. Professores, alunos e os pais, ainda estão aprendendo a lidar com esse novo momento, é um período de adaptação para todos.

Introduzindo o Movimento Maker na Escola Eugenio Montale

Unindo a busca por um ensino colaborativo e participativo à necessidade imposta de uma rápida adaptação ao novo formato de ensino, Sandra Velasco, presidente da Escola Italiana Eugenio Montale, sediada em São Paulo capital, tomou uma iniciativa. Entrou em contato com ex-alunos para que juntos pudessem criar soluções que atendessem sua proposta de ensino e às exigências da nova situação.

O ex-aluno da escola e fundador da Protto, Gianpaolo Papaiz, percebeu uma oportunidade nesse momento, a de trazer esse conceito de introdução ao Movimento Maker, característico dos produtos da Protto, no contexto escolar. Dessa forma foi criado um projeto piloto em conjunto com o professor da escola, Giorgio Bianchini e foram escolhidos os alunos do segundo colegial para participarem dessa experiência. A premissa era de que o projeto fosse muito prático e ao mesmo tempo dado a distância.

Sobre o projeto Alva e o Movimento Maker na Escola

Logo no início, cada aluno recebeu em sua casa, o Kit Maker da luminária Alva, um produto da Protto especialmente criado para a introdução ao Movimento Maker. Além da Alva, um curso mais completo foi elaborado e apresentado de forma remota pelo próprio Gianpaolo, semanalmente durante as aulas do professor Bianchini. Durante o curso foram abordados temas como as bases do Movimento Maker, Arduino, programação, Espaços Makers, ferramentas, acessórios e diferenças entre prototipação e produção, utilizando a montagem do Kit Maker Alva como exemplificação e materialização dos vários conceitos. O principal objetivo, nesse formato de curso, não é apenas transmitir de forma tradicional um conhecimento pontual, mas sim apresentar um mundo de possibilidades aos alunos, mostrando que podem expandir seus conhecimentos e habilidades com a ajuda do Movimento Maker.

O que os participantes acharam do projeto

Ao final do projeto foi feita uma pesquisa com os alunos com o intuito de entender as percepções, aplicabilidade no dia a dia, relevância e interesse em relação aos temas abordados. Por mais que nenhum dos alunos conhecesse previamente sobre o Movimento Maker, todos se mostraram favoráveis a continuar aprendendo sobre o assunto. Entre os comentários dos alunos, citamos um: Foi uma experiência muito envolvente, que me abriu as portas para um universo que eu não conhecia e que agora tenho um grande interesse”.

Considerações finais

Com este projeto piloto foi possível comprovar a aderência, dinâmica e formato dessa nova forma de ensino, dando insumos muito interessantes para o desenvolvimento por completo dessa nova frente educacional da Protto. Foi dado o primeiro passo nesse sentido, é dessa forma que tudo começa, mudança é a palavra chave na evolução.

Fiquem ligados porque teremos novidades em breve!

Acompanhe a Protto nas redes sociais.